top of page

Não devemos infantilizar nossos idosos

Atualizado: 6 de nov. de 2019



Por motivos dos caminhos que a vida me reservou, tenho muito contato com casas para idosos e sinto que são tratados nesses lugares de forma "infantilizada".


Idosos tratados sempre no diminutivo, com rostos pintados como se fossem bonecos, não é a forma mais adequada e digna de cuidar de adultos que simplesmente envelheceram, mas não se tornaram pessoas "bobinhas".


Claro que existem casos específicos, que não vou tratar aqui, mas de forma geral, as casas para idosos não sabem como cuidar dos nossos queridos pais, avós e tios.


Os idosos também precisam de autoconhecimento. Seria bárbaro se as casas de repouso oferecessem aos seus hóspedes, aulas de filosofia, terapias holísticas e reflexões sobre espiritualidade.


Nossos idosos também deveriam ser estimulados a contar suas histórias, de preferência, publicar um livro com suas vidas. Ajudei meu pai a publicar seu livro, e foi algo apoteótico para ele e toda família.


Vamos pensar em nossos idosos como pessoas numa fase que ainda pode ser ativa e com atividades elevadas e essenciais, coisas que os adultos "produtivos" não conseguem praticar.


Alguém estaria disponível para dar aulas de filosofia para idosos?




79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As Escolas de Negócio e o Novo Normal

A realidade que está despontando trará às Escolas de Negócios, desafios inéditos e talvez elas não estejam preparadas para o novo aluno, novos conteúdos e nova forma de aprender/ensinar que o mundo de

bottom of page