top of page

Bacurau está em cada um de nós


Bacurau é a denominação de aves caprimulgiformes, de plumagem macia e hábitos noturnos e uma acentuada característica mimética que as confunde facilmente com gravetos e folhas secas (Michaelis).



A obra nos remete ao Brasil que não é lembrado. Aquele presente apenas nas estatísticas demográficas. Como se não existisse. Um mimetismo semelhante à pequena ave sertaneja. De Tarantino a Glauber Rocha, passando por Graciliano Ramos.


Começa como um drama regional, descamba para um enredo típico de filmes B americanos e tem um final apoteótico temperado por um clima de Canudos e do cangaço de Lampião.


O autoconhecimento deveria ser um exercício de identificação. Uma prática despertadora da mais sublime descoberta: quanto mais procuramos saber quem e como somos, mais constatamos nossa unidade como espécie e com as demais também.


Bacurau aguça as contradições, mas deixa claro que a vida dos seres escondidos ou que saem apenas a noite é um reflexo de cada um de nós. Ela é o alter ego das demais alamedas e avenidas. Todas formam a Via Ápia da pós-modernidade.







26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As Escolas de Negócio e o Novo Normal

A realidade que está despontando trará às Escolas de Negócios, desafios inéditos e talvez elas não estejam preparadas para o novo aluno, novos conteúdos e nova forma de aprender/ensinar que o mundo de

bottom of page