top of page

A Saída Não é Econômica

Atualizado: 24 de set. de 2019


Créditos: https://www.nytimes.com

Desculpem-me os economistas, mas a saída para o planeta não é econômica. Muito menos científica ou tecnológica.


Já produzimos alimentos para saciar a fome de toda a população do mundo. Também não é de crescimento econômico que o mundo precisa.


O que não queremos enxergar é que há algo muito errado em nosso sistema de produção e distribuição.


Como é possível uma economia estar em recessão com bilhões de pessoas ávidas por comprar o necessário para uma vida digna?


O pensamento liberal e a alternativa estatizante não conseguirão resolver esta situação.

Criamos um Estado que em vez de atender aos interesses dos cidadãos, preocupa-se mais com seus próprios interesses e da burocracia que representa.


As corporações, que possuem o capital e as melhores mentes, deveriam se colocar a serviço da sociedade e não o contrário.


O que precisamos é de um mutirão de amor. Termos empatia um com os outros. Colocar os recursos para produzir bens de consumo básicos e criar uma economia baseada no conhecimento, na ecologia e na solidariedade.


Colocar o Estado como organizador de um sistema educacional laico, universal e que coloque na mesma sala, filhos de todas as classes sociais. Assim as crianças cresceriam entendendo que Somos todos Um.


E dessa forma, a subsistência não seria a maior preocupação de todos nós. As questões básicas estariam resolvidas. A violência praticamente desapareceria, pois não haveria mais porque brigar.


E gastaríamos nosso tempo com autoconhecimento, artes, convício com os familiares e amigos. Destinaríamos nossa energia com as Grandes Questões do Universo. E não com mesquinharias.


Somos muito maiores do que nossos problemas.


Como na canção...


Cada um de nós deve saber se impor E até lutar em prol do bem estar geral Afastar da mente todo mal pensar

Saber se respeitar Se unir pra se encontrar Por isso, vim propor Um mutirão de amor

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As Escolas de Negócio e o Novo Normal

A realidade que está despontando trará às Escolas de Negócios, desafios inéditos e talvez elas não estejam preparadas para o novo aluno, novos conteúdos e nova forma de aprender/ensinar que o mundo de

bottom of page